ICOVI - Infraestruturas e Concessões da Covilhã, EM
Responsabilidade Social e Orientação Estratégica

É necessário conceber a empresa não só como um agente económico destinado a obter lucros, mas também como uma organização que deixa uma marca na sociedade. Este impacto pode ser mais ou menos positivo, em função do compromisso que adquira a empresa para ajudar a melhorar a sua envolvente na qual atua.

É, pois, um compromisso próprio, um valor, uma cultura, uma filosofia.

Os elementos que definem a responsabilidade social da ICOVI – Infraestruturas e Concessões da Covilhã, E.M., são:

  • Atuar sempre de forma ética e aplicar boas práticas
  • Modelos de gestão eficientes e ecológicos
  • Compromisso com os trabalhadores e o seu desenvolvimento pessoal e profissional
  • Total transparência nas relações comerciais.

Assim, no quadro da missão que lhe está cometida, a ICOVI deverá prosseguir as seguintes linhas de Orientação Estratégica.

A ICOVI esforça-se para satisfazer os seus parceiros, oferecendo um verdadeiro compromisso de qualidade, não só do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista ecológico.

De acordo com sua tradição de qualidade e confiabilidade, a ICOVI trabalha para reduzir ao mínimo os impactos ambientais resultantes das suas operações, desde a armazenagem da água, do transporte, até à sua utilização, contribuindo para a sustentabilidade na utilização de recursos naturais.

  • Contribuir para a prossecução das políticas públicas e objetivos nacionais para o setor da água e do ambiente.
  • Implementar estratégias que possibilitem assegurar a qualidade, no acesso ao abastecimento de água.
  • Promover a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde pública das populações que servimos.
  • Assegurar a sustentabilidade económica e financeira do sistema municipal.
  • Promover a racionalização dos investimentos necessários à prestação dos serviços, com enfoque no dimensionamento adequado das novas infraestruturas e na conservação das já existentes, numa cautelosa gestão do risco e mobilização de recursos financeiros.
  • Desenvolver ações que visem a preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida e a promoção de soluções integradas para gestão do ciclo urbano da água.
  • Contribuir para a preservação do património natural e ambiental, em harmonia com a requalificação ambiental dos recursos hídricos existentes na região onde se insere.
  • Contribuir para a qualificação das competências humanas e empresariais dos seus funcionários.
  • Desenvolver uma cultura organizacional orientada para a excelência do desempenho, através da utilização de um conjunto de práticas empresariais de referência, que possibilitem à empresa o sucesso no caminho da procura da sustentabilidade empresarial, assente, fundamentalmente, numa orientação de gestão que observe as dimensões económica, ambiental, social, ética e da transparência.

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Plano para a Igualdade de Género