A entidade empresarial municipal ICOVI - Infraestruturas e Concessões da Covilhã, E.M. surge da necessidade de gerir o Abastecimento de Água em Alta, tal como promover e dinamizar as energias renováveis e as infraestruturas existentes no Concelho da Covilhã, numa perspetiva empresarial, capaz de acompanhar os novos processos e mecanismos impostos pela dinâmica empresarial, dotando assim o Município da Covilhã das condições para uma otimização da utilização dos recursos existentes no concelho.
"POTENCIAR RECURSOS PRESERVANDO O AMBIENTE"
É este o lema da ICOVI, E.M.
Sendo um dos objetivos desta empresa a dinamização da utilização dos recursos naturais existentes no concelho da Covilhã, é preocupação da ICOVI, E.M. garantir, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente. Desta forma, propõe-se potencializar todos os recursos naturais existentes - sejam eles hídricos, eólicos, solares ou outros – em prol do bem-estar e progresso sustentado de todos os munícipes, garantindo a preservação da riqueza natural do concelho.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A ICOVI, E.M., é a entidade responsável pelo Abastecimento de Água em Alta ao Concelho da Covilhã, sendo responsável pela captação, tratamento e adução de água até aos reservatórios de distribuição, passando a partir dessa fase a responsabilidade do abastecimento para a empresa municipal ADC - Águas da Covilhã, E.M., que distribui água ao consumidor.
O atual sistema de Abastecimento de Água em Alta garante o abastecimento à grande maioria da população do Concelho e é assegurado através de uma forte dedicação por parte dos colaboradores e esforço de meios, tanto da ICOVI, E.M., como da ADC, E.M., que diariamente zelam pelo correto funcionamento de todos os 9 subsistemas existentes. A ICOVI, EM está constantemente atenta aos novos desafios que se colocam, numa perspetiva presente e futura, e às necessárias de intervenções de substituição / renovação e/ou ampliação, de forma a garantir sempre a qualidade e quantidade de água necessárias para permitir um correto abastecimento de água e, ainda, a sustentabilidade ambiental.
Desta forma, a ICOVI, E.M. tem realizado importantes investimentos ao longo dos anos, com destaque para a ampliação do atual sistema de abastecimento, concretizado em 2015 através do "PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ALTA AO CONCELHO DA COVILHÃ", apoiado pelo POVT - Programa Operacional de Valorização do Território, mais concretamente pelo Eixo prioritário II - Rede Estruturante de Abastecimento de Água e Saneamento, num investimento total de 11,5 milhões de euros – dos quais cerca de 4,7 milhões suportados pela ICOVI,E.M. –, que incluiu:
A ICOVI, E.M. introduz anualmente melhorias várias ao nível das infraestruturas que compõem o Sistema de Abastecimento em Alta do Concelho da Covilhã.
Paralelamente, a ICOVI, E.M. tem vindo a apostar na inovação e tecnologia para auxiliar nos vários desafios que se colocam às equipas técnicas no terreno no dia-a-dia, implementando consequentemente melhorias nos serviços prestados. É o caso de um drone aéreo e de um drone subaquático, para acompanhamento, monitorização e inspeção das diferentes infraestruturas que constituem os 9 subsistemas de água. Está previsto também localizar uma estação meteorológica na Barragem da Cova do Viriato, bem como um sistema de videovigilância.
ENERGIAS RENOVÁVEIS
A ICOVI, E.M. tem também como objetivo a exploração de outros recursos naturais existentes no concelho da Covilhã, nomeadamente a produção de energia elétrica através de fontes renováveis como o são a energia eólica, hídrica e solar. Para o efeito, a ICOVI, E.M. tem vindo aos longo dos anos a desenvolver estudos e projetos no sentido de dinamizar o recurso às energias não poluentes e contribuir para a redução da dependência dos combustíveis fósseis.
PROJETO EDGEWISE
Um dos mais recentes projetos na área das energias renováveis é o Projeto Colaborativo Internacional e de Investigação EdgeWise – Energy and Systems Integration and Management, desenvolvido no Parque Alexandre Aibéo (Covilhã), do qual a ICOVI, E.M. é parceira, juntamente com o Município da Covilhã, a Universidade da Beira Interior, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e também entidades internacionais de França (Groupe Greenbirdie e Université de Poitiers), Grécia (Nacional Technical University of Athens), Chipre (University of Cyprus), Malta (Malta College of Arts, Science and Technology) e Tunísia (Université de Tunis).
O papel específico da ICOVI, E.M. neste projeto incidiu no desenvolvimento, implementação e monitorização de um piloto experimental para produção de energia para autoconsumo do Parque Alexandre Aibéo, aproveitando o potencial gravítico da água entre dois reservatórios existentes no recinto através de uma bomba em modo inverso (PAT – Pump as Turbine), complementada com painéis fotovoltaicos e um aerogerador. O grande objetivo do EdgeWise incide na contribuição para a integração dos recursos hídricos e energéticos num sistema único e eficiente, tendo como principais linhas de investigação: o avanço tecnológico e a promoção da energia em áreas rurais e urbanas; o desenvolvimento de novos métodos e técnicas com vista à melhoria dos sistemas de armazenamento e captação de água e de energia; o desenvolvimento e o uso inteligente dos recursos; e a exploração do impacto ambiental, económico e social da tecnologia de microprodução.
O projeto encontra-se na sua fase final, incidindo presentemente na monitorização de dados do sistema que está implementado no Parque Alexandre Aibéo.
OUTROS PROJETOS
Ciente das características orográficas extraordinárias da Serra da Estrela (grandes desníveis), aliadas a uma grande disponibilidade hídrica (pluviosidade elevada), com grande potencial para implementação de mini-hídricas, a ICOVI, E.M. tem vindo ao longo dos anos a debruçar-se sobre diferentes possibilidades de aproveitamentos no campo da energia hídrica.
Na energia solar, merece destaque a implementação e gestão do projeto Covilhã Solar, projeto que arrancou nos primeiros anos de funcionamento da ICVI, EM, assente no fornecimento e montagem de mais de 70 unidades de microgeração de energia elétrica a partir da energia solar, incluindo também a montagem de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias, em diversos estabelecimentos de ensino, instituições de ação social, juntas de freguesia, pavilhões e outros espaços públicos existentes no concelho da Covilhã – num investimento superior a 1 milhão de euro. À medida que os sistemas foram sendo implementados, a sua gestão foi transferida, progressivamente, para a alçada de outras entidades, designadamente as proprietárias dos edifícios. Atualmente, a ICIVI, EM ainda gere alguns sistemas.
OUTRAS INFRAESTRUTURAS
A ICOVI, E.M. também é responsável pela gestão de diversas infraestruturas pertencentes ao Município, nomeadamente de toda a rede de distribuição de água e saneamento, zelando pela sua correta utilização e manutenção, bem como de outras infraestruturas, que o Município da Covilhã eventualmente lhe incumba a sua gestão. Atualmente, tem a gestão do Jardim das Artes.