ICOVI - Infraestruturas e Concessões da Covilhã, EM
01-01-1970

Os Sistemas

<p><strong>Pontos de Entrega:</strong> 21<br />
<strong>Origens Pr&oacute;prias:</strong> 27</p>

O sistema de abastecimento da Barragem da Cova do Viriato é o maior e mais importante no Concelho da Covilhã. Serve as freguesias de Covilhã e Canhoso, Cantar Galo e Vila do Carvalho, Tortosendo, Boidobra, Ferro, Peraboa, Dominguiso, Teixoso e Sarzedo, Orjais, Barco e Coutada e Peso e Vales do Rio, que representam 43 211 habitantes (Censos 2011).

O sistema da barragem é constituído pelas etapas de captação, tratamento, adução, armazenamento e distribuição. A captação está localizada na Barragem da Cova do Viriato, nas Penhas da Saúde. A barragem foi construída para a utilização exclusiva de abastecimento público de água. A captação é efetuada na torre de tomada de água, na qual é possível captar água através de três tomadas de água localizadas a diferentes cotas (tomada superior 1.551m, tomada intermédia 1.547m e tomada inferior 1.544m). Depois de captada, a água é aduzida graviticamente à estação de tratamento, para a cota 1532 metros, localizada a cerca de 500 metros da barragem.

Em complemento à água captada na albufeira da Barragem da Cova do Viriato, o sistema inclui várias captações em minas e poços.

O sistema da Barragem comporta 20 reservatórios. A partir dos reservatórios de armazenamento a água (da ICOVI) é conduzida aos reservatórios de distribuição (da AdC), definindo vários patamares de serviço, que por sua vez fazem o abastecimento público através das redes de distribuição.

Os restantes 8 sistemas, todos independentes, que servem a zona sul e norte do concelho são os de Cambões, Casegas, Sobral de S. Miguel, Paúl, Bouça e Ourondo, Verdelhos Vale Formoso / Aldeia do Souto, com captações em poços localizados em cursos de água e em minas. No total, estes 8 sistemas comportam 16 reservatórios.