A ICOVI tem vindo a apostar na inovação e tecnologia para auxiliar nos vários desafios que se colocam às equipas técnicas no terreno no dia-a-dia no âmbito do Sistema de Abastecimento de Água em Alta do Concelho da Covilhã, implementando consequentemente melhorias nos serviços prestados. A mais recente foi a aquisição de dois drones: um submarino e outro aéreo.
O drone submarino tem a capacidade de navegar nas águas da Barragem da Cova do Viriato, bem como noutras infraestruturas onde tal se revele necessário, como é o caso dos reservatórios. O equipamento permite monitorizar com regularidade as condições de segurança da Barragem, nomeadamente através da inspeção subaquática das infraestruturas que a constituem (corpo principal e açude) e ainda acompanhar e monitorizar vários parâmetros, em zonas de difícil acesso, inclusive no fundo (a cerca de 18 metros de profundidade). Antes, só era possível aceder com recurso a mergulhadores, mediante contratação de serviço externo. As incursões do drone nas águas da Barragem resultam em filmagens de alta resolução, registos essenciais para os técnicos nas tarefas de inspeção, monitorização e acompanhamento da Barragem.
Quanto ao drone aéreo, é também utilizado no âmbito da sua atividade relacionada com a gestão do Sistema de Abastecimento de Água em Alta do Concelho da Covilhã, para acompanhamento, monitorização e inspeção das diferentes infraestruturas que constituem os 9 subsistemas de água.