Em articulação com os Bombeiros Voluntários da Covilhã e com as autoridades, a ICOVI participou na semana passada nas operações de busca por Noah, em Proença-a-Velha, tendo feito deslocar um colaborador para operar dois drones, um submarino e outro aéreo, durante a madrugada de quarta-feira e todo o dia de quinta-feira. Tem sido, por isso, com especial satisfação que temos vindo a receber as notícias relacionadas com o seu aparecimento e, agora, de que a criança está bem e já teve alta hospitalar.
Os equipamentos continuam como até à data à disposição de todas as autoridades civis e militares e nomeadamente da Proteção Civil Municipal.
Os dois drones, adquiridos em 2019, são equipamentos que usamos no dia-a-dia no âmbito da nossa atividade relacionada com a gestão do Sistema de Abastecimento de Água em Alta do Concelho da Covilhã para acompanhamento, monitorização e inspeção das diferentes infraestruturas que o constituem, como é o caso da Barragem da Cova do Viriato. Durante as bucas por Noah, o drone submarino, capaz de descer até aos 200 metros de profundidade, foi utilizado em poços e charcas, enquanto o aéreo, equipado com câmara térmica, sobrevoou o perímetro das operações, numa área particularmente acidentada.
A ICOVI enaltece a excelente organização, o profissionalismo e o empenho das autoridades e dos muitos voluntários que se envolveram nas bucas, assim como o tratamento cordato de todos os intervenientes nas operações.
Desejamos uma vida longa e feliz ao pequeno Noah!